sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os ácaros do pó

Sujeira Invisível

Gostemos ou não, não importa o quanto a nossa casa esteja limpa, vivemos no meio da sujeira – invisível. Oitenta por cento da poeira de uma casa é composta de escamações de pele morta. Nós perdemos de 5 a 10 gramas de pele por semana, e esse é o alimento preferido do ácaro de poeira. Cada casa abriga, em média, de 100 mil a 10 milhões desses pequenos monstros. Mas eles são invisíveis a olho nu, translúcidos e têm apenas 0,3 mm de comprimento.

A maioria das pessoas não sabe que convive com os ácaros, mas sua presença é evidente para aqueles que sofrem de asma, eczema ou alergia às enzimas encontradas nas fezes dos ácaros. A boa notícia é que não é preciso recorrer aos serviços de uma dedetizadora. A má notícia é que você nunca vai se livrar completamente dos ácaros, não importa o quanto cuidar da limpeza da casa.
Como combatê-los

 Há maneiras de mantê-los sob controle, simplesmente reduzindo a poeira que os alimenta. Os ácaros adoram roupa de cama; um travesseiro com dois anos de uso está cheio de poeira e contém 10% de ácaros mortos e seus excrementos, por isso precisa ser trocado. Aspire a cama com freqüência – pode parecer estranho, mas dá resultados! Lave os lençóis na temperatura mais alta possível e deixe ventilando com regularidade os travesseiros e edredons.

Os ácaros adoram umidade, mas não suportam ar e luz. Os ácaros de poeira agravam a asma; se alguém na família sofre dessa doença, talvez seja uma boa idéia livrar-se dos tapetes, carpetes e capachos da casa, que são verdadeiras armadilhas de ácaros. É recomendável substituir os carpetes por pisos de madeira ou vinil. Se não for possível, aspire esses tecidos todos os dias, e limpe todas as superfícies com pano úmido (um espanador apenas move a poeira de um lugar para o outro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.